DF tem a maior favela da América Latina!

Olá pessoal! Segue abaixo link da reportagem que saiu no dia 08/05/2013 no Correio Braziliense.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/05/08/interna_cidadesdf,364811/distrito-federal-esta-a-um-passo-de-ter-a-maior-favela-da-america-latina.shtml

A reportagem informa que o Distrito Federal tem hoje a maior favela (comunidade) da América Latina: o Sol Nascente. Algumas pesquisas ainda reconhecem a Rocinha, comunidade localizada no Rio de Janeiro, como sendo a maior. Porém, ainda que o Governo do Distrito Federal não reconheça, a reportagem estima que a população do Sol Nascente ultrapasse os 100 mil moradores.

Sol Nascente fica em Ceilândia, a maior região administrativa do DF, em se tratando de número de habitantes. É também o maior colégio eleitoral. Ceilândia tem esse nome porque começou como um CEI (Centro de Erradicação de Invasões), uma espécie de depósito de todas pessoas que não tinham moradia. Processo análogo, ressalvadas algumas diferenças, ocorreram em alguns morros no Brasil, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. O que chama a atenção é que o DF tem apenas 53 anos e alguns morros tem processo de ocupação que data do final da abolição da escravatura, em 1888! Enquanto a Rocinha no Rio de Janeiro não tem mais perspectiva de crescimento por ser um morro, o Sol Nascente, em topografia de terreno plano (típica do Planalto Central), pode até conurbar com municípios do território de Goiás.

A escola em que dou aula fica no P Norte, na Ceilândia, exatamente na divisa com o Sol Nascente, região da Ceilândia. Todos meus alunos moram na comunidade e me relatam diariamente, obviamente com um misto de inocência e um início de revolta, o abandono a que estão submetidos. Infelizmente, esse abandono começou como o de muitas outras regiões carentes do DF: curral eleitoral de Joaquim Domingos Roriz, que foi governador por 14 anos! os governadores Cristovam Buarque (PT – 1994-1998), José Roberto Arruda (DEM – 2006-2009) e Agnelo Queiroz (2010-2014) jamais fizeram algo de concreto para melhorar as condições de vida da população. Ao contrário, assistem indignados ao superfaturamento de 800 milhões de reais (era 700 milhões já contando o lucro dos empresários e o estádio pronto!) no estádio Mané Garrincha e o silêncio da militância petista que nada fala contra o pior governo que o DF já teve.

Anúncios

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e graduando em Serviço Social pela mesma universidade. Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s