Tá vendo protestos de sobra? Imagina na Copa!

Para quem mora em Brasília e esperou pra sentir o gostinho de ver um jogo da Copa das Confederações, demorou mais tempo no trânsito para chegar ao Estádio Mané Garrincha do que vendo a Dilma ser vaiada. O esquema de segurança organizado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) foi tão ineficiente, burro e incompetente que deixou as pessoas estressadas antes mesmo de ver com os próprios olhos que o Luis Gustavo foi de fato convocado pelo Felipão. Pois é, parece que Agnelo Queiroz (PT-DF), o governador com maior índice de rejeição no Brasil, não conseguiu angariar votos de confiança com a realização do lobby para que a abertura da Copa das Confederações ocorresse em Brasília.

Os protestos já começaram há muito tempo, mas ganharam destaque com a participação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na sexta-feira, 14/06/2013. O PT não gostou nada disso e tratou logo de comprar uma matéria na Falha de São Paulo, um guia comercial travestido de jornal, para acusar militantes do grupo B & D (Brasil & Desenvolvimento), para numa tacada só criminalizar o coletivo de jovens ligados ao PSOL (mesma estratégia de Alckimin em SP, que disse que o PSOL leva punks para as manifestações) e, ao mesmo tempo, dar aos protestos um sentido burguês ao afirmar que eram pessoas pagas para militar. Fazer esse tipo de acusação, de pagar militantes para protestar contra o governo, é algo extremamente grave. E como a Falha de São Paulo quis comprar essa briga? Utilizando de uma das estratégias mais sujas que remontam aos tempos da ditadura: publicaram foto, salário e cargos dos integrantes do B&D, sinalizando que eles fazem o que fazem com o único intuito de desgastar o governo. Confira a resposta do grupo B&D clicando aqui.

Ora, o que era para ser a vitrine de cooptação de votos do PT se tornou o seu grande vilão: o pão e circo começa a apontar a espada pro imperador e exigir a sua cabeça, como a rainha das copas fazia em Alice no país das maravilhas, como a rainha da copa Dilma faz em Brasil no país das falcatruas. Tanto em Brasília como em cidades governadas por outros partidos, as pessoas gritam em uníssono que não querem o aumento das passagens, que não estão dispostas a continuar pagando o valor superfaturado da Copa e tampouco aceitarão os desmandos da Lei Geral da Copa e da FIFA querendo brincar de ter Poder Moderador por um ano. Em Brasília, por exemplo, o estádio custaria 700 milhões de reais, já incluídos o “arrego” dos distritais, o lucro dos empresários, a mão molhada do IBRAM para driblar licenças ambientais, as cuecas com bolso atrás cheio de dólar pra realizar contratos de emergência com dispensa de licitações e enganar o Tribunal de Contas e por aí vai. Porém, não se sabe da onde mas o estádio foi para 1,5 bilhão de reais. Se nos 700 milhões já existia corrupção, como podemos chamar esses 800 milhões excedentes? Fundo partidário petista? Como conseguiram mais do que duplicar o valor superfaturado do estádio? Só para constar, sou professor em Ceilândia e meus alunos ficaram 2 meses sem livro, além de serem privados de uma série de outras coisas que compõem uma educação pública de qualidade por conta de um Estado de Exceção Petista que tomou o GDF de assalto. A corrupção é tanta que essa é uma das poucas vezes que liberais e comunistas estão de saco cheio! A Lei de Gerson não vai pegar por aqui.

Mas e a polícia, por quê fica do lado do governo? Bem, não é preciso ler Althusser para saber que a polícia é o aparelho repressor do Estado, como a mídia é o aparelho ideológico do Estado. Se quiser ver polícia batendo em corrupto, assista Tropa de Elite 2. Vai ser a única chance de assistir à uma cena dessa. De resto é se acostumar a ver a polícia fazendo corredor de isolamento para proteger Sarney, Renan Calheiros, Alckmin, Aécio Neves, Dilma, Agnelo, Roriz, Arruda, Rodrigo Roolemberg, Gim Argelo, Fraga, Marconi Perilo, Cid Gomes, Gilmar Mendes, Cachoeira e outros canalhas enquanto apontam suas armas para contribuintes revoltados com tanta corrupção. É o mesmo que você se assaltado na rua na frente de um policial e ele ficar entre você e o batedor de carteira, impedindo que pelo menos possa se indignar contra a situação. Polícia, em todo lugar do mundo, sempre foi covarde. É mais fácil ver policial fazendo cafuné em Holigan do que vê-los deixar uma manifestação pacífica acontecer. Mas há resistências nisso tudo. Em Berlim, na Alemanha, policiais que acompanhavam um ato de brasileiros que protestavam em solidariedade aos manifestantes de São Paulo retiraram seus capacetes e caminharam ao lado dos “revoltosos”. Se isso algum dia vai ultrapassar o cinema e chegar na realidade, basta a nós sermos catalisadores dessa ação.

Bem, para quem tentou andar pela região central de Brasília, só encontrou dor de cabeça. Até nas regiões mais afastadas foi problemático. Já no Parque da Cidade – há mais de 2 quilômetros do Estádio – nunca vi tanta estupidez na condução do trânsito. Começo a achar que não havia ingressos para todos que compraram e por isso o governo não queria que as pessoas chegassem ao estádio. Vi que teve gente que comprou ingresso e sentou na escada, pois (pasmem) a cadeira não existia! Pergunta se a FIFA, administradora do Estádio, sabe o que aconteceu!

Às vezes penso que só pode ser um pesadelo. Como podem construir um estádio com nosso dinheiro e depois arrendá-lo à iniciativa privada? Como podem decidir que a baiana não pode vender acarajé, ou o ambulante não pode vender camisa a preços populares, tudo isso num raio de 2 quilômetros do estádio? Essas representações estão no imaginário do povo brasileiro, está na conjuntura de qualquer jogo no Brasil, o país do futebol. Somos nós quem decidimos pelo país, quem pagamos essa farra de caixa 2 dos governadores. Nós reclamamos das brigas de torcidas organizadas, mas sempre gostamos de ter preços populares na alimentação e produtos de times como bandeiras e camisas. Não pagamos caro para ver uma arena se transformar numa revista Veja onde não se sabe o que é campo e o que é propaganda. Importante lembrar: para quem não sabe, 90% da receita da FIFA vem da Copa do Mundo.

O mais revoltante é que ainda tem gente que vem pedir para as manifestações serem pacíficas, sem violência. A violência não são os manifestantes que fazem, mas a polícia que resolve agir a mando de quem está sendo desgastado em panfletos que explicam os gastos com a Copa e o descaso com a saúde, educação, segurança, saneamento básico, trabalho, renda etc. Tudo bem que a Globo e a Falha de São Paulo sejam contra os protestos que tomam conta do Brasil, afinal, são pagas pra isso e publicam o que mandarem, não tem independência nenhuma e ganham rios de dinheiro com os megaeventos. Mas e você cidadão? O quê ganha se colocando contra o seu povo? O quê ganha reclamando de quem luta para que você não tenha um aumento na passagem de ônibus, ou que possa desfrutar do futebol e não do show megalomaníaco que a FIFA quer transformar o país para encher seus cofres? Colega, vamos ser sinceros: você não consegue conter seus palavrões quando o Neymar perde um gol, e quer pedir para que a população se contenha quando vê o filme chorando de fome em casa sem poder protestar contra o aumento das tarifas de ônibus ou o superfaturamento da Copa? Faça o favor de renunciar ao século XXI e deixe quem tem consciência política e não se vende por cargos resolver essa história! Conserve-se na sua insignificância de não fazer coro com governos corruptos que só querem utilizar da sua argumentação de “protesto pacífico” para que não se tenha protestos.

Quando seu filho ficar doente, leve-o ao estádio pra ver onde está o dinheiro que pagaria os médicos. Quando os professores fizerem greve, vá ao estádio ver onde está o dinheiro do salário deles. Quando você for removido de casa, vá ao estádio e veja onde foi parar o dinheiro do Minha Casa Minha Vida. A Copa foi excelente pra uma coisa: mostrar que o Brasil tem muito, mas muito dinheiro. Ao menos nas cidades sede da Copa, não ha mais desculpa de que não há orçamento para as demandas sociais. O papo de que a Copa traria investimentos, que seria algo bom pro país, não passa de uma balela para justificar os desvios que foram feitos e agora engordam a conta da Odebrecht, Delta e outras que sempre mamaram com o aval do PT.

Ah, e para quem está em Brasília, já era Copa das Confederações. Foi 1,5 bilhão de reais para isso aí: vaias na Dilma, 3 X 0 no poderoso Japão, engarrafamento quilométrico e muitos hematomas em quem pagou a conta do estádio. Se teve turista japonês que se machucou, imagine como ficaram os brasileiros, de quem a PM não tem dó. Volte a trabalhar o quanto antes que tem o restante da conta da Copa pra pagar e ainda temos que fazer o Caixa 2 do PT pra 2014. A Copa das Confederações vai ser tão importante em nossas vidas como foi o Emerson na Copa do Mundo em 2002. Só que o Emerson se quebrou, não foi pro Japão e fomos campeões. Nós ganhamos do Japão, vamos sofrer pra sermos campeões com uma seleção de mercenários e a Copa das Confederações nos quebrou. É tanta retranca que nem o Parreira acredita.

SE LIGA AÍ!

Veja os inúmeros protestos que ocorrem ao redor do mundo em solidariedade às manifestações no Brasil.

AUCKLAND (22/Jun)https://www.facebook.com/events/550748674973719
BARCELONA https://www.facebook.com/events/202433683240284
BERLIN https://www.facebook.com/events/165396716966531
BOLOGNA https://www.facebook.com/events/468817986538368
BOSTON https://www.facebook.com/events/238595646265111
BRISBANE (23/Jun)https://www.facebook.com/events/260842227391920
BRUSSELS https://www.facebook.com/events/594266403939531
BUENOS AYREShttps://www.facebook.com/events/193499234142111
CALGARY https://www.facebook.com/events/674695089212397
CHICAGO https://www.facebook.com/events/474892132587144
CIUDAD DE MEXICOhttps://www.facebook.com/events/163069633872720
COIMBRA https://www.facebook.com/events/200661703420881
COLONIA https://www.facebook.com/events/186464351518068
CORDOBA https://www.facebook.com/events/571135546270345
DEN HAAG https://www.facebook.com/events/363696367086327
DUBLIN (16/Jun)https://www.facebook.com/events/268625579944061
EDMONTON https://www.facebook.com/events/153694814817084
FIRENZE https://www.facebook.com/events/560400697344845
FRANKFURT https://www.facebook.com/events/175117009324268
GENÈVE https://www.facebook.com/events/657023217645222
GLASGOW https://www.facebook.com/events/470942426322399
GOLD COAST https://www.facebook.com/events/185294188298493
GOTEBORG https://www.facebook.com/groups/brasileirosemgoteborg
HAMBURG https://www.facebook.com/events/341611152632858
HELSINKI https://www.facebook.com/groups/brasucasdafinlandia
LA CORUNA https://www.facebook.com/events/506258462756431
LISBOA https://www.facebook.com/events/131690073703767
LONDON https://www.facebook.com/events/183382041822867
LOS ANGELES https://www.facebook.com/events/137690836432279
LYON https://www.facebook.com/events/146679695525200
MADRID https://www.facebook.com/events/625940557418200
MELBOURNE https://www.facebook.com/events/139107326291772
MILAN https://www.facebook.com/events/142032179324313
MONTREAL (16/Jun)https://www.facebook.com/events/185780441587055
MÜNCHEN https://www.facebook.com/events/367062640060027
NEW YORK https://www.facebook.com/events/520028848044341
OSLO https://www.facebook.com/events/149879805201189
OTTAWA https://www.facebook.com/events/164282003743339
PADOVA https://www.facebook.com/events/166566683514943
PARIS https://www.facebook.com/events/147318595459350
PERTH https://www.facebook.com/events/535224996513409
PORTO https://www.facebook.com/events/645859998777392
ROMA https://www.facebook.com/events/460194267403747
ROSARIO https://www.facebook.com/events/487784637957259
SAN DIEGO (16/Jun)https://www.facebook.com/events/1387526288126068
SAN FRANCISCO (22/Jun)https://www.facebook.com/events/498561580217088
SANTIAGO https://www.facebook.com/events/355649721227566
SIDNEY https://www.facebook.com/events/169844843193848
SIDNEY https://www.facebook.com/events/278546472284919
STOCKHOLMhttps://www.facebook.com/groups/brasileirosemstockholm
TOKYO https://www.facebook.com/events/609751042382657
TORONTO https://www.facebook.com/events/128677670672718
TURIM https://www.facebook.com/events/261371487339249
VALENCIA https://www.facebook.com/events/136456916554894
VANCOUVER https://www.facebook.com/events/186329608197344
VIENA https://www.facebook.com/events/137857749748322

Anúncios

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e graduando em Serviço Social pela mesma universidade. Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Tá vendo protestos de sobra? Imagina na Copa!

  1. Marcelo Valle disse:

    Macaco nojento

    Curtir

  2. Marcelo Valle disse:

    esquerdista de merda
    seu preto fedorento
    estou mais perto do que vc imagina
    vou arrancar sua cabeça para jogar um fut
    macaco filho da puta
    teu lugar é no inferno maldito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s