SINPRO utilizou as OS como bode expiatório

bode02

Você já deve estar de saco cheio de toda vez entrar aqui no blog e ver como lhe passaram a perna. Pois é, mas eu vou continuar.

Lembra aí: quando foi que as OS (Organizações Sociais) entraram na nossa pauta de negociação? Bem, se você estava nas assembleias desde o dia 15/10/2015, vai lembrar que o nosso foco sempre foi o pagamento do reajuste. Perceba que em momento algum falei que as OS não deveriam entrar em pauta. Devem sim, pois são um grande ataque ao nosso modelo de educação, que não é bom mas certamente é melhor do que qualquer ideia privatista de enriquecer deputado distrital. Porém, é bom você perceber a mudança do discurso do SINPRO ao longo da greve.

Se ainda duvida do que falo, veja você mesmo(a). siga os passos abaixo:

1- Entre no site do SINPRO, na seção NOTÍCIAS, na guia SINPRO-DF, clicando no link abaixo:

Guia notícias – SINPRO-DF <—CLIQUE NO LINK AO LADO

2- abra em outra aba todas as notícias referentes a greve, uma por uma, desde o dia 15/10/2015, que é a data de início da greve.

3- Com a página aberta, segure a tecla “ctrl” e aperte a tecla “F” em seu teclado. Esse é um mecanismo de busca de palavras em uma página qualquer da internet.

4- Feito isso, abrirá uma caixa de diálogo, provavelmente no canto direito superior (caso seu navegador seja o Google Chrome) ou no canto direito inferior (caso seu navegador seja o Mozilla Firefox).

5- Abrindo a caixa de diálogo, digite “organizações sociais”, sem as aspas, e tecle ENTER.

E aí qual o resultado? Vou lhe adiantar. A PRIMEIRA vez que alguma das notícias da greve do site do SINPRO fala de “organizações sociais”, explicitamente, é no post do dia 09/11/2015, portanto 3 dias antes do encerramento da greve. Não acredita? Clique abaixo:

SINPRO resolve falar de OS pra ver se ganha algo <— CLIQUE AQUI

Diz o texto… abre aspas

sinpro03

Então ocorreu o seguinte…

O SINPRO viu que não ganharia o reajuste, a CUT pressionando pra sair da greve, pois os outros sindicatos que eles dirigem fizeram o mesmo, mas o sindicato não poderia sair derrotado. O quê fazer? Jogar as OS como bode expiatório e negociar como se fosse um aumento de 100% de nossos salários. Ora, de fato as OS serão uma praga na educação, piorando e muito a qualidade de ensino e retirando vagas de concurso de professoras de atividades. Porém, usar como desculpa as OS pra dizer que ganhamos algo com a greve foi uma forma covarde de abaixar a cabeça pro Rollemberg.

Mas tudo bem, foi a categoria que decidiu, em conjunto, acabar com a greve. Nenhuma dessas artimanhas do SINPRO, inclusive com o uso de seu site, colaboraram para que a greve esfriasse. Se as OS eram tão importantes assim, por qual motivo nas matérias anteriores, ou mesmo na fala da Direção do Sindicato, elas ganharam importância?

A divulgação, NOVAMENTE, da chamada pública de julho de 2015, no contexto da greve, levantou uma discussão entre os professores grevistas e o SINPRO caiu matando. Era tudo que o sindicato queria: ao menos um ponto de pauta em que não seria derrotado. Tanto é que no documento assinado pelo governo caloteiro destaca-se “lembrando que o governo jamais cogitou esse tipo de organização” ou algo assim (depois edito com a informação completa).

O resto da história você já sabe como é… Saímos da greve por motivo distinto do qual entramos, sendo que um dia antes, com praticamente a mesma proposta, quase nenhum crachá levantou-se optando pelo fim da greve. Acho que todo mundo que estava de greve voltou a dar aula um dia antes do fim da mesma. Isso seria uma explicação razoável para o que ocorreu nessa semana, não acha?

Anúncios

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e graduando em Serviço Social pela mesma universidade. Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s