Pagaremos pela incompetência da Oi?

Você já deveu 1000 reais ao banco? Deixou de pagar 80 reais do cartão de crédito? Já ficou sem pagar o condomínio, luz ou água? Atravessou a rua quando viu aquele vizinho pra quem deve 5 reais desde a rifa da igreja que comprou e não pagou? E se colocássemos alguns zeros na frente de sua dívida?

Pois é. O que distingue uma pessoa física de pessoa jurídica é a vergonha na cara e a capacidade de não afundar ainda mais o país. Por menor que seja a nossa dívida, até o BRB – uma tentativa mal sucedida de banco – lhe cobra com juros e correção monetária mensalmente. Contudo, empresas como a Oi acham que é só aparecer com a cara lavada e dizer que devem 65 bilhões de reais para que se cesse a cobrança em cima de sua má gestão.

Assim fácil defender o neoliberalismo! Os bancos dizem que podem cobrir até 80% do valor, o que significa 48,4 milhões do total, restando. Ainda que a promessa fosse cumprida, esse é o caso típico em que o governo recorre ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para “salvar” uma empresa nacional, ou seja, recorre a nós que bancamos a farra destes incompetentes. Pergunte ao Temer ou à Dilma o que eles fazem para equilibrar contas: cortam garantias do trabalhador e não mexem um dígito sequer no lucro exorbitante das empresas.

Mais uma vez a história se repete e ficamos a ver navios, a esperar nossa fatia do bolo, enquanto empresários se lambuzam com o dinheiro de impostos e tributos pagamos. Com a Oi, em plena crise, solicitando recuperação judicial (leia-se pedindo milhões em isenção de impostos e outras formas que a levariam a não falir) para que possa voltar a ter lucro sem dividi-los com seus clientes.

A Oi simplesmente perdeu o juízo e bateu o recorde de dívida registrado no país. Nem eike Batista foi tão audacioso em pedir tanto o tapinha nas costas do governo. Se fosse um Estado brasileiro, a Oi seria a 5 maior dívida com a União, perdendo apenas para SP, RJ, MG e RS.

Agora toda vez que você reclamar que não consegue pagar suas contas mensais, lembre que você poderia ser a Oi. E reclame mais ainda por saber que no Brasil, quem mais deve, menos paga e mais dinheiro tem. Se até a Globo pediu pra visitar o cofre do BNDES visando salvar suas dívidas sonegadas há décadas, por qual razão a Oi não faria o mesmo? Simples assim.

Anúncios

Sobre ayanrafael

Pedagogo, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília e graduando em Serviço Social pela mesma universidade. Professor de Atividades da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s